A massagem clínica é uma abordagem terapêutica sobre a dor crónica, as lesões e a imobilidade cujo tratamento é realizado de acordo com um protocolo clínico que inclui técnicas de massagem, reabilitação física e aplicação tópica.
Método dos 5 Pilares Terapêuticos
A partir desta metodologia, Dr. José Bilro e Filomena Bilro, com base em múltiplos tratamentos realizados nos últimos 15 anos de acordo com as linhas orientadoras da American Massage Therapy Association, nos casos clínicos estudados e experiência adquirida criaram o Método dos 5 Pilares Terapêuticos.
Este método coloca o paciente no centro da abordagem clínica de acordo com a(s) patologia(s) que padece. Em função das suas características e personalidade, é delineado o protocolo terapêutico para diminuir os sintomas de dor e de mobilidade comprometida, procurando melhor a qualidade de vida do paciente.
Importância do Sangue em Movimento
A massagem clínica centra-se na importância do sangue em movimento e na sua atuação nos tecidos moles, de modo a proporcionar o movimento do sangue e aumentar a sua presença nas áreas de hipertonicidade (maior tensão).
Tal proporciona uma atuação sobre a dor e a libertação dos resíduos (toxinas) que se acumulam nos tecidos.
Efeitos Orgânicos
A massagem clínica, na sua aplicação, proporciona efeitos parassimpáticos profundos (relaxantes) no corpo, auxiliando a libertação de hormonas e outras substâncias químicas calmantes no cérebro.
Ao aumentar a circulação sanguínea, a terapia possibilita os seguintes processos fisiológicos importantes:
• Aumento da oxigenação celular (melhor incorporação de oxigénio nas células);
• Maior eficiência no funcionamento das células, tecidos, músculos e ossos;
• Remoção de produtos residuais (toxinas);
• Regulação da temperatura corporal;
• Movimento de hormonas até aos seus órgãos-alvo.
Técnicas Utilizadas
Na execução da terapia, além de técnicas de massagem, são realizados alongamentos ativos e/ou passivos, mobilizações e recurso a aplicação tópica farmacológica, fitoterápica ou homeopática.
Atuação em Sintomas e Patologias
São vários sintomas e as patologias em que a massagem clínica apresenta resultados promissores em complemento com a terapia convencional, dos quais se destacam:
Dor aguda (intensa e curta duração) nas costas
Dor crónica (persistente e longa duração) nas costas